Para quem faz uso da ferramenta, o PIX pode vir a ganhar mais relevância em transações de pessoas para mobile, impactando companhias estabelecidas nos arranjos convencionais de cartão de crédito.
A mudança acontece devido ao anuncio, feito pelo Banco Central, de novidades na ferramenta para 2022. O PIX Parcelado é uma delas, que pode se tornar uma nova opção de financiar o consumo no país.
Como esse novo produto irá funcionar ainda não foi confirmado, porém, para o BTG Pactual, ele tem potencial para ser “bem disruptivo”, dentro do sistema financeiro.
O banco enxerga como drivers de uma mudança de hábitos de pagamento a combinação de um novo meio de pagamento com o PIX em constante melhoria. Com a mudança, grandes fintechs como Nubank (NU) e Mercado Pago tem chances de ganhar cada vez mais espaço e promover seus meios de pagamento para suas bases de cliente, marcando presença no público mais jovem e baixa renda.
“Nossa expectativa é de grandes mudanças no sistema financeiro nacional nos próximos 5-10 anos, trazendo oportunidades e desafios para seus participantes, mas naturalmente isso depende de uma mudança de hábito dos consumidores”, afirmam os analistas do banco.