A crise da Hurb parece estar longe do fim. Após o fundador e CEO da empresa, João Ricardo Mendes, renunciar ao cargo, na segunda-feira (24), depois de xingar e expor dados de clientes que reclamavam da empresa. A companhia segue sofrendo diversas críticas de clientes que afirmam terem sido lesados. Mas o que fazer caso tenha sofrido danos com a companhia?
O primeiro passo e mais óbvio é entrar em contato com a Hurb, por meio de e-mails e telefonemas. É importante que esses contatos e tentativas sejam registrados pelo cliente, seja em print ou gravação telefônica. A partir daí, ir até as redes sociais para relatar o descontentamento também é válido, caso a empresa não traga nenhuma solução. Caso este passo não funcione busque o segundo.
Buscar as plataformas oficiais do governo como Procon (Instituto de Defesa do Consumidor) para expôr o problema pode ajudar, ou o site consumidor.gov.br, do ministério da Justiça, um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.
Por último e a mais drástica, que é recomendado ser utilizado em caso dos passos anteriores não surtirem efeito, é mover uma ação judicial contra a empresa para que os direitos do consumidor sejam acionados e assegurados pela Justiça do país.
Hurb: Senacon abre processo administrativo contra empresa
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinou, nesta segunda-feira (24), a abertura de processo administrativo contra a empresa Hurb (antiga Hotel Urbano) por desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens com a plataforma.
Segundo o secretário da Senacon, Wadih Damous, a situação dos clientes da empresa é “inaceitável” e o processo é uma medida importante para coibir práticas abusivas no mercado de turismo, garantindo maior transparência e respeito aos direitos dos consumidores.
“São milhares de consumidores e consumidoras em todo o Brasil prejudicados pelo desrespeito aos contratos por parte da Hurb. Tal cenário é inaceitável e obriga a Senacon a adotar as medidas que lhe cabem por força de disposição legal. Assim sendo, determinei a abertura de processo administrativo sancionador contra a empresa”, afirmou. As medidas vão desde a aplicação de multas – que podem chegar até o valor de R$ 13 milhões – até a suspensão das atividades da empresa.
A decisão da Senacon vem após o aumento do número de reclamações recebidas em todo o Brasil. Apenas nos três primeiros meses de 2023, foram mais de 7 mil, contra 12 mil reclamações em todo o ano de 2022. Além disso, o índice de solução das demandas na plataforma consumidor.gov caiu de 64% (2022) para 50% (2023).