A autoridade responsável pela concorrência na Coreia do Sul, órgão regulador antitruste, multou o Google, por bloquear versões personalizadas do seu sistema operacional Android.
Esta decisão “vai prejudicar os benefícios desfrutados pelos consumidores”, reagiu o Google, que planeja apelar da decisão, de acordo com a agência de notícias Yonhap.
A Comissão de Justo Comércio da Coreia, acusou o Google de abusar de uma posição dominante no mercado de aplicativos móveis e sistemas operacionais.
Esta foi a segunda situação adversa da bigtech norte-americana no país em menos de um mês. O anúncio da multa acontece duas semanas depois de Seul aprovar uma lei proibindo a Apple e o Google de forçar os desenvolvedores de aplicativos a usar seus sistemas de pagamento, declarando ilegais seus lucrativos monopólios na App Store e PlayStore.
A Apple e o Google acreditam que as taxas cobradas são justificadas, dizendo que permitem compras seguras e possibilitam aos desenvolvedores de aplicativos alcançarem usuários no mundo inteiro.