Visando impulsionar a economia circular e a neutralidade de carbono, as empresas da Cosan, uma holding comprometida com o desenvolvimento sustentável do Brasil e que investe em negócios dedicados à logística integrada e à diversificação da matriz energética brasileira, e a Braskem, empresa petroquímica de atuação global, fecharam uma parceria.
As duas companhias divulgaram um nota, em conjunto com as demais empresas da Cosan (Raízen, Compass, Comgás, Moove e Rumo), informando que conduzirão iniciativas para diminuir as emissões de carbono, reduzir o consumo de energia e o uso de recursos naturais, além de promover a disseminação de boas práticas ambientais e sociais.
“Um exemplo disso, é a cadeia de produção do plástico verde, proveniente da cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, e que evita a emissão de 3kg de CO2 para cada kg de plástico fabricado. Outro, é a agenda de inovação que vem sendo conduzida pelas empresas para substituir insumos fósseis por matérias-primas renováveis na produção de químicos”, aponta a nota.
Ressignificar o destino de parte dos resíduos gerados em corridas de ruas patrocinadas pela Cosan será o primeiro feito imediato da parceria, de acordo com ambas empresas. Nesses eventos esportivos, serão recolhidos copos plásticos que passarão pela reciclagem e se transformarão em lixeiras doadas posteriormente para escolas públicas – projeto de cunho social com impacto positivo.
Os resultados da primeira ação já foram revelados: 850 kg de polipropileno foram coletados, dando material suficiente para criação de mais de 500 lixeiras.
Caso a parceria entre as companhias continue firmada, a projeção é de capturar mais de 3 milhões de toneladas de CO2 nos próximos cinco anos, o que equivale a mais de 21 milhões de árvores plantadas.