A Lumina Capital Management negocia junto a Credit Suisse e a Verde Asset Managent a compra de participação acionária na asset fundada por Luis Stuhlberger, que tem de um dos multimercados mais longevos do mercado brasileiro.
“Quando e se for concluída, qualquer transação envolverá a continuação da sociedade entre o Credit Suisse e a Verde Asset Management”, afirmou a Lumuina em comunicado.
No entanto, de acordo com o site “Valor”, o Credit pode ceder 15%, dos 25% que são donos, para a Lumina e depois, com o tempo, o grupo suíço saia totalmente da operação. Para isso, a Lumina e os sócios da Verde comprariam a participação remanescente do banco.
Credit Suisse recebe ajuda de US$ 54 bilhões para evitar crise global
O Credit Suisse anunciou, nesta quinta-feira (16), que fará um empréstimo junto ao banco central da Suiça de até 54 bilhões de dólares. A medida chega para reforçar a liquidez e a confiança dos investidores, depois que a queda em suas ações intensificou os temores sobre uma crise bancária global.
Após o comunicado, as ações do Credit Suisse aumentaram 24% e ajudou a reverter algumas das pesadas perdas nas bolsas de valores. Esta é a primeira vez que um grande banco global recebe ajuda emergencial desde a crise financeira de 2008.
O segundo maior banco da Suíça disse que exercerá uma opção de empréstimo de até 50 bilhões de francos suíços (54 bilhões de dólares) junto ao banco central. A ação se tornou possível depois que as autoridades da Suiça garantiram que o Credit atendeu “aos requisitos de capital e liquidez impostos a bancos sistemicamente importantes” e de que ele poderia acessar a liquidez do banco central.
Especialistas acreditam que as medidas darão tempo ao credor suíço para realizar sua reestruturação.
Enquanto suas ações se recuperavam, o custo de segurar a exposição à dívida do Credit Suisse despencou. Os credit default swaps (CDS) de cinco anos caíram 128 pontos-base, para 1.016 pontos-base desde o fechamento de quarta-feira, após atingirem máximas recordes naquele dia.