A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou nesta quarta-feira (30) que a CSN Cimentos, sua companhia controlada, realizou um acordo na véspera para adquirir o controle da Elizabeth Cimentos e da Elizabeth Mineração do fundo Farallon.
O negócio, avaliado em R$ 1,08 bilhão, faz parte do pagamento em caixa, aporte de capital e assunção de dívidas. A companhia informou que o fechamento da operação está sujeito a condições precedentes usuais em operações desta natureza, inclusive a aprovação por parte das autoridades concorrenciais.
“A aquisição das sociedades adiciona uma capacidade produtiva para a CSN Cimentos de 1,3 milhões de toneladas por ano através de equipamentos modernos, além de substanciais reservas de calcário de alta qualidade. São esperadas relevantes sinergias operacionais, logísticas, de gestão e comerciais, com espaço para evolução de mix de produtos e expansão da base de clientes”, disse a empresa.
A instituição ainda destacou que o movimento se insere na estratégia de expansão da CSN Cimentos durante à recuperação do consumo de cimento no Brasil, mostrando a capacidade da empresa de assumir papel de destaque na consolidação do setor. Com o fechamento da operação, a CSN Cimentos terá capacidade total de 6,0MTPA e uma maior presença nacionalmente como um produtor relevante e de baixo custo.
A empresa vai manter seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados dos desdobramentos da operação, nos termos da legislação aplicável.