A construtora Cyrela (CYRE3) registrou crescimento de 47% no lucro líquido do segundo trimestre base de comparação anual, para R$ 412 milhões, segundo relatório de resultados divulgado nesta quinta-feira (8).
Os analistas indicavam um resultado de lucro líquido menor, com cerca de R$ 332 milhões, segundo dados da LSEG.
A Cyrela é especializada em imóveis de alto padrão e fechou o 2TRI24 com receita líquida de R$ 1,86 bilhão, avanço de 14% ano a ano e acima do esperado por analistas, de R$ 1,71 bilhão.
Outra alta foi na margem bruta, que subiu 0,6 ponto percentual, para 32,9%, segundo relatório da empresa.
As vendas do intervalo trimestral recuaram 6% ano a ano, para R$ 1,71 bilhões, conforme prévia divulgada pela Cyrela. Além disso, houve queda de 59% no valor geral de vendas dos lançamentos.
“Por conta de fatores diversos, nossos lançamentos no segundo trimestre ficaram aquém da nossa expectativa”, afirmou a construtora no comunicado sobre o balanço.
“Mas a performance de vendas robusta e o sucesso dos lançamentos que foram colocados no mercado nos deixam muito confiantes para o segundo semestre deste ano”, continuou a Cyrela.
No trimestre, a construtora perdeu R$ 61 milhões em caixa ante uma geração de R$ 22 milhões no mesmo período de 2023. Enquanto isso, a relação de endividamento sobre patrimônio líquido ajustado cresceu de 5,9% para 9,1%.
Cyrela (CYRE3) tem vendas de R$ 1,71 bi no 2TRI24
A prévia operacional divulgada pela Cyrela (CYRE3) na quinta-feira (11) revelou que as vendas da empresa, não incluindo as unidades permutadas, caíram 6% no 2TRI24, para R$ 1,71 bilhões, quando comparadas com o mesmo período de 2023.
Na mesma linha, o montante geral de vendas dos lançamentos recuou 59% entre abril e junho deste ano, também na comparação anual, para R$ 1,04 bilhão. Isto também exclui a permuta.
No trimestre, a velocidade de vendas fechou em 52,6% nos últimos 12 meses, uma porcentagem 4,5 pontos percentuais maior que o registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com a “Reuters”.
Levando em conta as unidades permutadas, o valor geral de vendas somou R$ 1,46 bilhões, uma queda anual de 58%. Bem como os lançamentos que saíram de 17 no 2TRI23 para 9 no 2TRI24.