Cyrela (CYRE3): vendas saltam no 4T22, diz prévia

De outubro a dezembro, a Cyrela lançou 15 empreendimentos, dois a menos que o lançado no quarto trimestre de 2021

A Cyrela (CYRE3), incorporadora com foco no segmento de alto padrão, registrou vendas líquidas contratadas de R$ 2,69 bilhões no quarto trimestre de 2022, um salto de 70,9% na comparação com o mesmo período de 2021, segundo a prévia operacional da companhia, divulgada na noite de terça-feira (17). 

Nesse total, a participação da Cyrela nas vendas contratadas foi de 65% no trimestre. Além disso, R$ 1,64 bilhão das vendas líquidas foram resultados de lançamentos.

O índice de vendas sobre oferta (VSO) ficou em 58,2% no trimestre. O indicador em 12 meses chegou a 47,7%, acima do reportado um ano antes, de 44%, e o maior no comparativo com os resultados dos quatro trimestres imediatamente anteriores.

Lançamentos da Cyrela avançam no trimestre

De outubro a dezembro, a Cyrela lançou 15 empreendimentos, dois a menos que o lançado no quarto trimestre de 2021. Ainda assim, o valor geral de vendas (VGV) ficou 10,4% acima do ano anterior, somando R$ 2,69 bilhões.

Entretanto, esse montante caiu 3,6% no comparativo com o terceiro trimestre de 2022. Desse total lançado, R$ 1,23 bilhão refere-se à projetos de médio padrão, enquanto R$ 1,51 bilhão são de empreendimentos de alto padrão.

No consolidado de 2022, as vendas líquidas contratadas somaram R$ 7,91 bilhões, crescimento de 43% em relação ao reportado em 2021, com participação de 77% da Cyrela nas vendas. Os lançamentos, por sua vez, tiveram VGV de R$ 9,11 bilhões entre janeiro e dezembro, total 28% acima do visto um ano antes.

Do total lançado em 2022, R$ 4,56 bilhões foram relacionados a projetos de alto padrão, enquanto R$ 3,88 bilhões foram de médio padrão e R$ 666 milhões foram de empreendimentos das faixas 2 e 3 do programa Casa Verde e Amarela, que agora volta a se chamar novamente “Minha Casa, Minha Vida”.