Dinheiro da Arábia Saudita invade a Premier League

Newcastle é vendido para Fundo de Investimentos saudita

O Fundo de Investimentos Públicos (FPI) da Arábia Saudita desembolsou 305 milhões de libras na compra do clube britânico Newcastle United. 

Após uma longa negociação por um dos ‘’gigantes adormecidos’’ do futebol, a operação deu frutos. Um consórcio liderado pelo FPI, que aporta 80% do capital, obteve resposta positiva da gerência do futebol britânico.  

 Por conta das violações dos direitos humanos e da suposta pirataria nas transmissões televisivas do reino saudita, as autoridades da Premier League sofreram pressões para que bloqueassem a transação 

Apesar disso, o fundo parece ter conseguido uma pechincha. Pelo preço proposto, o Newcastle valeria 1,7 vezes mais que sua renda obtida no último exercício antes da pandemia.  

A compra também serve como veículo de relações públicas para príncipe herdeiro e a Arábia Saudita. Uma pesquisa do Newcastle United Supporters Trust revelou que 94% de seus membros apoiavam a aquisição. No entanto, as desvantagens para o esporte são claras. O futebol teria outro patrocinador estatal com muito dinheiro, o que desvirtuaria a competição.