O lançamento do serviço de streaming esportivo da Fox, Warner Bros. Discovery e Walt Disney foi impedido pela Justiça dos EUA, há cerca de uma semana antes de seu lançamento, em uma estratégia de sua concorrente menor, a FuboTV.
Margaret Garnett, a juíza distrital dos EUA, na sexta-feira (16), emitiu uma liminar preliminar que bloqueou o Venu Sports, um serviço de US$ 42,99 por mês. O lançamento não pode seguir em frente enquanto o processo da Fubo contra as três empresas prossegue.
As três empresas “exercem um controle quase monopolístico sobre a capacidade de um serviço de streaming de esportes ao vivo diferente existir e competir com elas”, escreveu Garnett em sua decisão, de acordo com a “Bloomberg”.
O argumento da FuboTV é que o novo negócio impediria concorrentes de oferecer um “pacote enxuto” similar de canais esportivos e aumentaria os preços para os consumidores.
O streaming das 3 empresas tinha previsão de início do funcionamento em 23 de agosto. Segundo a FuboTV, seu negócio seria destruído se os assinantes migrassem para o Venu.
A juíza ficou do lado da emissora, sob a alegação de que uma vez que o serviço de streaming, proposto pelas 3 concorrentes, for lançado, eles “não terão razão para tomar ações que permitam o surgimento de concorrentes diretos”.
A Disney, Fox e Warner Bros. irão apelar da decisão, afirmou um porta-voz das três empresas, segundo o veículo de notícias.
“Acreditamos que os argumentos da Fubo estão errados nos fatos e na lei”, disse o porta-voz.
“O Venu Sports é uma opção pró-competitiva que visa aumentar a escolha do consumidor ao alcançar um segmento de espectadores que atualmente não é atendido pelas opções de assinatura existentes”, prosseguiu.
NBA: Disney, Amazon e Comcast garantem direitos de transmissão
A NBA (National Basketball Association) fechou um acordo que garante direito de transmissão dos jogos para a ESPN, da Walt Disney, a Comcast, da NBCUniversal, e a Amazon por US$ 77 bilhões.
A NBA recusou uma oferta de última hora da TNT Sports, da Warner Bros Discovery, que, segundo a liga, estava abaixo da proposta da Amazon, pondo fim ao relacionamento de quatro décadas com a empresa de mídia após a próxima temporada.
Cerca de 75 jogos da temporada regular serão transmitidos pela TV a cada temporada, acima do mínimo estabelecido no acordo atual, de 15 jogos, disse a NBA.
“Nossos novos acordos globais de mídia com a Disney, NBCUniversal e Amazon maximizarão o alcance e a acessibilidade dos jogos da NBA para os torcedores nos Estados Unidos e em todo o mundo”, disse o comissário da NBA Adam Silver.
A WNBA, liga feminina da NBA, anunciou em paralelo que renovou parcerias com Disney, Amazon e assinou novo contrato com a NBCUniversal. Os acordos permitirão que as empresas distribuam mais de 125 jogos da temporada regular e dos playoffs da WNBA.