O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) declarou no último sábado (21) que nos próximos anos a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) será preparada para ser privatizada. Segundo Doria, o governo não irá realizar nada de forma precipitada.
O governador ressaltou que a privatização da companhia é um projeto de “longo prazo”, comentando às declarações do secretário de Projetos e Ações Estratégica de São Paulo, deputado federal Rodrigo Maia (sem partido – RJ).
Na semana passada, Maia havia dito que a desestatização da companhia serua sua prioridade à frente da recém-criada Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas.
“Nosso governo é desestatizante… A Sabesp já é de capital aberto, cotada em bolsa, com performance muito boa e bem administrada. Ao longo dos próximos anos, ela vai ser preparada evidentemente para um programa de privatização, mas não faremos isso de forma precipitada”, comentou Doria a jornalistas durante evento no Rio Janeiro.
De acordo com a Reuters, os comentários de Maia fizeram as ações da Sabesp dispararem na última sexta-feira (20). No mesmo dia, o governo de São Paulo emitiu uma nota dizendo que Rodrigo Maia, como membro do Comitê de Desestatização, irá acompanhar os estudos para analisar o futuro da empresa de saneamento.