Não é de hoje que os jogos eletrônicos fazem sucesso no Brasil e no mundo. Atualmente os amantes de esportes e da rede virtual se uniram no E-sport.
Os Esportes Eletrônicos ou E-Sports são uma nova modalidade que surgiu recentemente e que vêm dominando o mercado de games no mundo.
Esse novo mercado tem ganhado bastante notoriedade. Segundo dados levantados pela consultoria Alvarez & Marsal, o setor deve faturar US$ 1,1 bilhão (mais de R$ 5 bilhões na cotação atual) ainda esse ano, um crescimento de 14,5% na receita global, ultrapassando a economia mundial com 5,5%.
O número de jogadores também tem crescido, passando dos 474 milhões para 577 milhões em 2024. No Brasil, em 2021 deve fechar com 27,9 milhões de adeptos da modalidade, um aumento de 52,5% nos últimos três anos.
O público também subiu cerca de 16% ao ano, sendo incentivado através da transmissão dos campeonatos por canais esportivos tradicionais como Sportv e ESPN.
O principal mercado do e-sports atualmente é a China, gerando US$ 385 milhões (o equivalente a mais de R$ 1,9 bilhão) em receitas e logo depois os Estados Unidos com US$ 253 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão na cotação atual).
Mesmo com a pandemia, o segmento, um dos menos afetados, registrou uma queda de apenas 1,09% em 2020, quando comparado com 2019. A expectativa é que as receitas alcancem US$ 1,6 bilhão (mais de R$ 8,1 bilhões na cotação atual) até 2024.
Na última terça-feira (13), a Comissão de Esportes da Câmara dos deputados aprovou em sessão o reconhecimento do e-sports como modalidade esportiva. O projeto foi apresentado em 2015 pelo então deputado JHC (PSB/AL) e é relatado por Felipe Carreras (PSB/PE).
Agora, o projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça. Sendo aprovado na CCJ, ele segue para a votação em plenário.