A subsidiária da portuguesa EDP, a EDP Energias do Brasil registrou lucro líquido de R$ 510,5 milhões durante o terceiro trimestre deste ano, representando um crescimento de 70,3% em comparação ao mesmo intervalo de 2020. A companhia também informou, ainda nesta segunda-feira (25), que avançou ainda no processo para a venda de três hidrelétricas.
O Ebitda ajustado, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, somou R$ 753,9 milhões durante o intervalo, uma alta de 30,1% ante ao mesmo período do ano passado.
Segundo a empresa, os segmentos de distribuição e transmissão foram os principais destaques do trimestre.
“Os resultados foram claramente bons”, disse a jornalistas o presidente da EDP no Brasil, João Marques da Cruz, quando também destacou a eficiência da companhia para atingir os resultados.
Em comunicado, a empresa apontou que o volume de energia distribuída apresentou aumento de 4,2% no trimestre em relação ao mesmo intervalo de 2020, em função da recuperação da atividade econômica e da expansão do número de clientes.
Cruz comentou que entrou em negociações exclusivas com uma entidade para a venda das hidrelétricas Santo Antônio do Jari, Cachoeira Caldeirão e Mascarenhas, sendo o plano para as duas primeiras um desinvestimento em conjunto com a sócia China Three Gorges.
A expectativa da EDP é assinar a venda das unidades até o fim do ano. Segundo o executivo, foi um amplo processo de venda, com muitos interessados. Após sua conclusão, a empresa não planeja iniciar imediatamente outra venda de ativos.