A Eletrobras (ELET3) assinou, neste quarta-feira (4), a contratação de financiamento de US$ 400 milhões com garantia da Agência de Crédito à Exportação da Itália – Servizi Assicurativi Del Commercio Estero SPA (SACE), informou a empresa em comunicado.
O prazo do contrato é de dez anos, dos quais três são carência e sete de amortização.
A SACE vai garantir 80% do saldo devedor do financiamento e os 20% remanescentes vão ser garantidos pelo sindicato de bancos, com a participação do Citibank N.A London Branch (coordenador), Banco Santander S.A., Crédit Agricole Corporate and Investment Bank e HSBC Bank PLC.
Essa é a primeira captação da companhia com o apoio de uma agência internacional de crédito à exportação, afirmou a Eletrobras.
“A operação está alinhada à estratégia financeira da Eletrobras de diversificação de instrumentos de captação e obtenção de linhas de crédito com prazos e custos adequados ao financiamento de projetos”, disse a empresa, em nota.
A contratação do financiamento já havia sido anunciada em fato relevante no dia 25 de outubro.
Eletrobras (ELET3): Cade aprova joint venture com distribuidora de energia
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, sem restrições, a joint venture entre a Eletrobras (ELET3;ELET6) e a Gosolar Flutuantes para instalação de usinas solares flutuantes em reservatórios de hidrelétricas.
O acordo prevê a implementação de usinas em Sapucaia (RJ), Jequié (BA), Paulo Afonso (BA) e Sobradinho (BA).
A Gosolar é subsidiária do grupo Goener Participações que atua no mercado de geração distribuída de energia.
“Como justificativa para a realização da operação, as requerentes explicam que está alinhada com os objetivos estratégicos do Grupo Eletrobras (ELET3; ELET6) de investir em soluções renováveis e de baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE). Já para a Gosolar, a operação está em linha com sua atividade principal e representa uma boa oportunidade de capitalização”, disse o Cade.