Ampliação de ativos

Embraer (EMBR3) contrata consultoria para explorar mercado militar dos EUA

A Embraer pretende vender seu cargueiro C-390 para os EUA e expandir presença no exterior, desafiando a concorrência local

Embraer
Foto: Embraer / Divulgação

A fabricante brasileira Embraer (EMBR3) firmou contrato com a consultoria Oliver Wyman, com o objetivo de ter ajuda na exploração do mercado de equipamentos militares dos EUA, disse o chefe da área da empresa.

A Embraer pretende vender seu cargueiro C-390 para a maior economia do mundo e expandir presença no exterior com mais vendas, pois o modelo é concorrente do C-130 Hercules, da Lockheed Martin.

Esse tem sido um dos principais objetivos do setor de produtos militares da Embraer, para quem os EUA já estava determinado como um mercado-chave no setor.

A cerca de 1 mês a fabricante brasileira iniciou seu projeto com a Oliver Wyman e está “totalmente engajada” em construir uma estratégia para penetrar no mercado norte-americano com seu portfólio de produtos, disse Bosco da Costa Jr, presidente-executivo da divisão de produtos militares, segundo a “Reuters”.

“A gente fez um processo de seleção muito criterioso, avaliando a capacidade dessas consultorias num âmbito de defesa, e concluímos que a Oliver Wyman é a empresa que vai nos ajudar”, disse Costa.

“Fizemos o ‘kick-off’ com a Oliver Wyman desse projeto há um mês atrás e estamos completamente engajados para construir a estratégia”, prosseguiu o executivo da Embraer.

Costa enfatizou também que explorar possibilidades de fusões e aquisições pode ser uma forma de a Embraer acessar o mercado dos EUA.

“A gente vai avaliar todas as formas. A gente já estudou isso, inclusive a Oliver Wyman já nos apresentou isso – uma das formas que várias indústrias encontraram de penetrar nos Estados Unidos foi via fusões e aquisições. Essa é uma das possibilidades, a Embraer vai avaliar isso também”, afirmou o executivo.

Embraer (EMBR3) nunca esteve tão forte, diz CEO

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer (EMBR3) completou 55 anos na semana passada e, apesar de sua longa trajetória, “nunca esteve tão forte”, declarou Francisco Gomes Neto, CEO da companhia.

O executivo participa de um evento na B3, que celebra os 35 anos de presença da Embraer na Bolsa de Valores brasileira.

Gomes Neto ressaltou a robusta carteira de pedidos da Embraer, que supera US$ 21 bilhões, o que garante mais de três anos de produção e inclui outras campanhas em andamento.

Ele também celebrou o desempenho das ações da empresa, que saltaram de R$ 6 durante a pandemia para mais de R$ 40 nas últimas semanas, atingindo suas máximas históricas.

“Em sua história, a Embraer lançou mais de 30 modelos diferentes de aeronaves e entregou mais de 9 mil unidades, em pelo menos 100 países diferentes”, afirmou.

Gomes Neto recordou o “ano extremamente desafiador” de 2020, marcado pela pandemia e pelo término do acordo de joint venture com a Boeing. “Conseguimos reverter essa situação. O prejuízo foi transformado em lucro”, destacou o executivo.

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