Embraer (EMBR3) e Eve Air lançam fábrica de aeronaves elétricas

A fábrica será localizada na unidade da Embraer em Taubaté e ampliará a área para a construção das aeronaves

A Embraer (EMBR3) e a Eve Air Mobility anunciaram a abertura da primeira fábrica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), popularmente conhecidas como “carros voadores”. A produção será centralizada em Taubaté, no interior do Estado de São Paulo. A divulgação foi feita nesta quinta-feira (19)

A fábrica será localizada na unidade da Embraer em Taubaté e ampliará a área para a construção das aeronaves. No entanto, a planta industrial ainda precisa da aprovação das autoridades.

A escolha da região é estratégica devido ao fácil acesso a rodovias, proximidade de uma linha ferroviária e sua localização a apenas 35 km da sede da Embraer em São José dos Campos, onde estão a equipe de engenharia e os recursos humanos da Eve.

A expectativa é que essa localização permita às empresas maior agilidade, competitividade e facilidade no desenvolvimento e sustentabilidade dos novos processos de produção das aeronaves eVTOL.

“Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade,” comentou o co-CEO da Eve, André Stein.

De acordo com o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, a decisão está alinhada ao plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade da companhia.

“Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor,” assegurou Neto.

Embraer (EMBR3): BNDES investe R$ 1,3 bi em exportação para EUA

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou nesta  segunda-feira (19), que aprovou financiamento de R$ 1,3 bilhão para a exportação de 11 jatos comerciais E-175 da Embraer (EMBR3) para a empresa aérea americana Alaska, quinta maior companhia aérea dos EUA, que atende mais de 120 destinos em toda a América do Norte e Central, incluindo Havaí, Canadá, México, Costa Rica e Belize.
 
As aeronaves serão entregues ainda entre 2023 e 2024 para a Horizon, subsidiária da Alaska, no âmbito do contrato comercial previamente celebrado com a Embraer. Esse é o primeiro financiamento do BNDES à exportação de aeronaves para a Alaska Air Group, empresa que opera duas companhias aéreas: Alaska Airlines, Inc. (“Alaska Airlines”) e Horizon Air Industries (“Horizon”).

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile