A Embraer (EMBR3) emitiu fato relevante no sábado (17), informando ao mercado que a companhia, em conjunto com sua subsidiária Embraer Aircraft Holding, Inc. (“EAH”) e Nidec Motor Corporation (“NMC”), celebrou acordo que estabelece os termos e condições para a criação de uma nova sociedade denominada Newco.
A Newco será suporte para o desenvolvimento conjunto e fabricação de sistemas elétricos de propulsão para uso aeronáutico, incluindo para veículos de decolagem e pouso vertical e aeronaves de asa fixa.
Além disso, em 17 de junho de 2023, a Newco celebrou um Supply Agreement com a Eve Holding Inc. (“Eve”), que regula o fornecimento pela Newco à Eve de Sistemas Elétricos de Propulsão e serviços relacionados para uso aeronáutico. Em 5 de maio de 2023, o Conselho de Administração da Companhia aprovou a transação prevista no Framework Agreement, incluindo a constituição da Newco, o investimento da Companhia na Newco e a execução dos respectivos contratos e documentos correlatos.
A Embraer informou que a Transação prevê contribuições adicionais pela EAH e NMC para a Newco, conforme o atingimento de determinados marcos do projeto. O aporte inicial e
os aportes subsequentes, que ocorrerão na forma de capital próprio ou empréstimos, totalizam aproximadamente US$78 milhões, desde o Fechamento até 2026. A companhia espera que o Fechamento ocorra até 31 de dezembro de 2023.
Newco
A Newco é uma limited liability company constituída em 16 de junho de 2023, de acordo com as leis do estado de Delaware, nos EUA. A empresa está sediada no estado de Missouri, Estados Unidos da América. A estrutura de capital da Newco é dividida entre a NMC e a EAH, sendo a NMC detentora de 51% e a EAH detentora de 49% do capital social.
Inicialmente, a gestão da Newco será conduzida por um conselho de administração composto por quatro membros, com dois indicados pela NMC e dois indicados pela EAH. Após a obtenção da certificação aérea aplicável para o Sistema Elétrico de Propulsão, o conselho de administração da Newco será composto por cinco membros, com três indicados pela NMC e dois pela EAH.
Embraer: J.P. Morgan recomenda aumentar posição
Os investidores devem aumentar suas posições em ações da Embraer, à medida que se aproxima o Paris Air Show de 2023, evento do setor de aviação que ocorrerá no meio de junho, segundo o J.P. Morgan. O banco norte-americano espera uma grande quantidade de novos pedidos, o que impulsionaria o preço da companhia fabricante de jatos.
De acordo com relatório do banco, a Embraer tem anunciado em média 40 novos pedidos durante as Air Shows, considerando os dados a partir de 2017. Para este ano, os analistas do J.P. Morgan esperam que os pedidos da Embraer devam ficar dentro da faixa do ano passado, anunciando entre 30 e 50 novos pedidos.
Levando em conta os recentes anúncios de companhias aéreas da Ásia-Pacífico, como a SKS, da Malásia, e a Scoot, em Cingapura, os analistas da instituição financeira projetam em uma maior diversificação de clientes para a Embraer, pois os três maiores clientes e os cinco maiores clientes juntos representam 53% e 70% do backlog (carteira de pedidos firmes) de aviação comercial da companhia, respectivamente.