Embraer pousa no cenário internacional com aeronaves elétricas 

eVTOLs da Embraer estão partindo em direção à Austrália através de novas parcerias no país  

As aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, conhecidas como  eVTOLs, da Embraer (ERJ; EMBR3) estão prestes a invadir o espaço aéreo internacional. 

Nesta quarta-feira (16), a Eve, uma das subsidiárias da empresa de aviação brasileira, fechou uma parceria com a Microflite, uma das grandes operadoras de helicópteros da Austrália, com um pedido de 40 aeronaves. 

Agora, a Embraer se torna apoiadora do país em suas novas operações de Mobilidade Aérea Urbana em 2026. Em primeira instancia, as companhias vão utilizar helicópteros para validar os parâmetros de tráfego aéreo que serão utilizados nos eVTOLs. 

Durante a divulgação dessa parceria, o CEO da Microflite, Jonathan Booth, afirmou que a parceria com a subsidiária da Embraer, Eve, é parte de uma “parceria bem-sucedida” para o desenvolvimento de aeronaves de emissão zero na Austrália. 

“Depois de trabalhar junto com a Eve nos últimos meses, identificamos uma rede potencial de rotas e esperamos trabalhar em conjunto com parceiros comerciais e comunidades para priorizar essas rotas e testar operações selecionadas com nossa frota existente”, disse o CEO. 

Outro pedido também foi anunciado durante o evento, dessa vez foi a encomenda de 50 novos eVTOLs pelas empresas Aviair e HeliSpirit, do grupo HM Consolidated. As companhias australianas atendem as principais atrações turísticas da Austrália Ocidental. As entregas estão previstas para 2026.