A Embraer (EMBR3) divulgou os seus resultados do quarto trimestre de 2022 nesta sexta-feira (10). A companhia reportou lucro líquido ajustado de R$ 226,2, uma queda de cerca de 30% do que o registrado na mesma etapa de 2021, quando teve lucro de R$ 327,2 milhões.
Considerando o período acumulado de 2022, a Embraer teve um lucro ajustado de R$ 171 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 162 milhões registrado no ano anterior.
Já o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa saltou mais de 70% na comparação anual, passando de R$ 625 milhões no 4T21 para R$ 1,07 bilhão no 4T22.
A receita líquida foi de R$ 10,5 bilhões, o que representa um crescimento de 44% também na comparação anual. Considerando o ano passado, a companhia teve uma receita de R$ 23,4 bilhões, em linha com seu guidance.
Sem ajustes, o lucro líquido atribuído aos acionistas foi R$ 119,2 milhões no 4T22, uma elevação de 973,9% frente ao 4T21.
Em 2022, o prejuízo líquido atribuível aos acionistas da Embraer foi de R$ (953,6) milhões e o prejuízo por ação foi de R$ (1,30).
As ações da Embraer fecharam esta sexta-feira (10) com alta de 5,67% cotadas a R$ 19,00.
XP recomenda compra de ações da Embraer
No dia 1º de março, as ações da Embraer receberam recomendação de compra da XP Investimentos (XPBR31), com preço-alvo estipulado em R$ 22,50 para o fim de 2023.
Em relatório assinado pelos analistas Lucas Laghi, Matheus Sant’anna e Pedro Bueno, a XP acredita que o mercado não está precificando de forma adequada as expectativas de crescimento da companhia de aviação.
Em documento, os analistas da instituição financeira escreveram que há uma tendência de recuperação da divisão comercial da empresa de avião, algo que pode implicar em um múltiplo justo mais alto para a companhia em relação aos níveis atuais de valuation.
De acordo com a XP, a correlação dos múltiplos de EV/Ebitda com o crescimento embutido deveria ser de 6,9 vezes, acima dos múltiplos atuais de 6,3 vezes.
“Embora sempre exista o risco de um guidance mais baixo que as expectativas de consenso, acreditamos que, dadas as tendências de recuperação para a divisão comercial, um cenário de queda versus expectativas do mercado é mais limitado este ano”, escreveram os analistas da casa.
Além disso, a XP projeta que a empresa de aviação entregue 68 aviões comerciais ao final de 2023, acima dos 57 de 2022. Levando em conta as aeronaves executivas, a estimativa alcança 178 aviões.