Empresa cria projeto para cultivar alimentos no espaço

StarLab Oasis trabalha em deserto dos Emirados Árabes para estudar produção de alimentos em condições extremas

A empresa norte-americana de serviços espaciais Nanoracks espera cultivar no espaço. A companhia lançou recentemente a StarLab Oasis, uma subsidiária com sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, dedicada a pesquisas sobre produção de alimentos em condições extremas.

A Nanoracks foi aos desertos do país para tentar entender os impactos de ambientes hostis e condições áridas sobre a agricultura. A companhia prevê abrir uma estufa experimental no ano que vem, aos moldes das desenvolvidas para missões espaciais, para produzir comida no deserto e, posteriormente, fora do planeta.

A empresa conta com apoio do governo local, por meio do Escritório de Investimentos de Abu Dhabi (ADIO). O órgão ajudou a fomentar o ecossistema local de inovação e participou da criação da “space agtech”, como o novo empreendimento tem sido definido.

Em comunicado, a Nanoracks informou que a equipe da nova empresa é composta por pesquisadores de vários países. Os profissionais têm experiência nas áreas de bioengenharia, ciências vegetais, edição genômica de sementes, robótica e sistemas de software automatizados.