Empresas custeiam R$ 180 bi em gastos tributários

São 53 novas normas fiscais a cada dia útil, o que significa dizer que a cada  2,21 hora do dia, as comprinhas atendem uma conduta fiscal. 

Estudos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revelam que empresas custeiam R$180 bilhões em gastos com burocracia tributária.

A verba está direcionada a remuneração de profissionais, sistemas e equipamentos para dar conta dos cálculos de impostos a pagar, preenchimento de guias e acompanhamento das mudanças na legislação.

São 53 novas normas fiscais a cada dia útil, o que significa dizer que a cada  2,21 hora do dia, as comprinhas atendem uma conduta fiscal. 

Para estar em dia com as obrigações fiscais no Brasil, empresas devem seguir ao todo  4.626 normas, 51.945 artigos, 121.033 parágrafos e 386.993 incisos. Ilustrativamente, caso essas condições fossem impressas em formato A4, ocuparia as pistas de ida e de volta da Avenida Paulista, de um extremo ao outro, e ainda sobraria papel. Seriam 6,5 quilômetros.

O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, afirma: “É muita ‘gente’ legislando. Nós temos o Executivo, o Legislativo e também os órgãos de fiscalização e controle. Todos os dias são editadas medidas provisórias, leis ordinárias e complementares, portarias, instruções normativas, soluções de consulta, circulares. Há muitas normas sendo revogadas, substituídas ou criadas o tempo todo”.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile