Ambipar/ Foto: Reprodução/Facebook
Ambipar/ Foto: Reprodução/Facebook

A Ambipar (AMBP3), que está em recuperação judicial, respondeu a um ofício da B3 (B3SA3) que solicitava esclarecimentos sobre governança, controles internos e gestão de riscos, após notícias de demissões de diretores antes de um pedido de tutela cautelar.

A empresa confirmou ter desligado 35 diretores e gestores após identificar falhas graves nessas áreas — decisões que estavam sob responsabilidade do ex-CFO, João Daniel Piran de Arruda. Segundo o InfoMoney, as medidas integram seu sistema de controle e correção de deficiências.

Ambipar (AMBP3) adia divulgação do balanço em meio a crise

Ambipar (AMBP3) adiou por tempo indeterminado a divulgação do balanço do terceiro trimestre de 2025, previsto para a quarta-feira (12). Segundo o comunicado enviado ao mercado, a decisão está relacionada aos desafios do processo de recuperação judicial. Informações via Money Times e O Globo.

“O adiamento decorre, principalmente, do processo de recuperação judicial da companhia (…), que impactou a conclusão dos trabalhos de revisão, pela companhia, seus assessores e auditores independentes, das informações financeiras e contábeis”, diz o comunicado.

A companhia também afirmou que as mudanças recentes na Diretoria Financeira exigiram ajustes internos nos processos de reporte e validação, atrasando o cronograma previsto.

A Ambipar declarou que está colocando “todos os esforços” para concluir a revisão e publicação dos resultados “o mais rapidamente possível”.

Relembre a crise

No último mês, Ambipar (AMBP3) chamou a atenção dos investidores devido ao escândalo que levou a companhia à recuperação judicial.

As operações financeiras conduzidas pelo ex-diretor financeiro, João Arruda, e pelo ex-vice-presidente do Deutsche BankHenrique Ramin teriam causado um desbalanceamento nas contas da companhia.

A crise começou com uma série de alterações em um contrato de empréstimo de US$ 35 milhões (R$ 186 milhões) firmado entre a Ambipar e o Deutsche Bank em 18 de setembro.