A Americanas (AMER3) marcou uma assembleia geral extraordinária (AGE) para o dia 5 de setembro, com o objetivo de deliberar sobre diversos assuntos, incluindo a eleição de sete novos membros para o conselho de administração da empresa.
A eleição do novo conselho faz parte das medidas previstas no plano de recuperação judicial da companhia, conforme destacado pela varejista em um documento regulatório divulgado na noite desta sexta-feira.
Os candidatos propostos para compor o conselho, com mandato de dois anos, são: Eduardo Saggioro Garcia; Luiz Fernando Ziegler De Saint Edmond; Cláudio Moniz Barreto Garcia; Yuiti Matsuo Lopes; Paula Magalhães Cardoso Neves; Maria Rita Megre de Sousa Coutinho; e Vanessa Claro Lopes — sendo as três últimas conselheiras independentes.
A Americanas está em recuperação judicial desde o ano passado, após a revelação de uma fraude contábil bilionária na varejista. A assembleia geral extraordinária (AGE) está agendada para começar às 11h e será realizada exclusivamente de forma digital.
Americanas (AMER3): Sicupira diz que foi “quem mais perdeu” com a fraude
Carlos Alberto Sicupira, o bilionário brasileiro que é sócio e membro do Conselho de Administração da Americanas (AMER3), acredita ser um dos maiores prejudicados com a fraude na empresa, descoberta em janeiro de 2023.
Sicupira é o quinto a lista dos mais ricos do Brasil, sua fortuna estimada é de US$ 8,7 bilhões (R$ 49,7 bilhões), segundo a Forbes. Em depoimento à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), em maio de 2023, Sicupira disse: “Eu sou quem mais perdeu”.
O bilionário sócio da Americanas afirmou que não queria fazer juízo de valor sobre a situação antes da investigação. O vídeo do depoimento foi divulgado pelo portal “UOL”, nesta sexta-feira (2).