Axia Energia na B3
Foto: Divulgação Axia

A Axia Energia (ex-Eletrobras) (AXIA6) anunciou nesta sexta-feira (29) que vai retomar os estudos para uma possível migração ao Novo Mercado da B3 e, paralelamente, propor a distribuição de parte, ou até a totalidade, de suas reservas de lucro acumuladas.

A informação consta em documentos enviados à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), nos quais a companhia convoca uma assembleia geral extraordinária para 19 de dezembro. Os acionistas deverão deliberar sobre o uso das reservas que somavam R$ 39,9 bilhões ao fim do terceiro trimestre.

Bonificação via nova classe de ações

A Axia pretende pagar os acionistas por meio da emissão de ações bonificadas e, para isso, criará uma nova classe de ações preferenciais, a classe C (PNC). A companhia distribuirá esses papéis gratuitamente, na proporção da participação de cada investidor no capital social.

Segundo a Axia, as ações PNC seguem os princípios do Novo Mercado, pois terão direito a voto (one share, one vote). A companhia destaca ainda que essa classe será transitória, com resgate ou conversão em ações ordinárias até 2031.

Ajustes para garantir prêmio aos preferencialistas

O plano também inclui a criação de uma classe adicional de ações preferenciais, as PNR, destinadas aos detentores dos papéis PNA e PNB. A função desse novo ativo é viabilizar o pagamento do prêmio de 10% em dividendos a que os acionistas preferencialistas têm direito em relação aos ordinaristas.

Momento de resultados fortes e mercado favorável

A iniciativa ocorre após um ano marcado por dividendos recordes da Axia, resultado da reestruturação interna pós-privatização, concluída em 2022. Além disso, a companhia opera em um cenário mais favorável para preços de energia.