Grupo Abra

Azul (AZUL4) e Gol concentram 60% do setor aéreo nacional

Desde 2024, a Azul e a Gol já atuam sob um acordo de cooperação comercial, com o propósito de assegurar maior conectividade ao consumidor

Azul (AZUL4) é eleita companhia aérea mais pontual do mundo; veja
Foto: Freepik

O cenário da aviação comercial brasileira está prestes a mudar. Com a assinatura do acordo entre a Azul (AZUL4) e o Grupo Abra, controlador da Gol (GOLL4) e da Avianca, no último dia 14, a união entre as companhias passa a concentrar 60% do mercado aéreo nacional, cobrindo 90% das rotas do país. Contudo, as marcas devem permanecer separadas.

Desde 2024, a Azul e a Gol já atuam sob um acordo de cooperação comercial, com o propósito de assegurar maior conectividade ao consumidor e oferecer mais opções de rotas e destinos dentro do Brasil. O acordo atual configura um MoU (Memorando de Entendimento) não vinculante, um contrato preliminar que tem o objetivo de explorar uma possível combinação dos negócios.

Para o CEO da Azul, John Rodgerson, a iniciativa deve ser vista como positiva, considerando que o crescimento do mercado brasileiro é um de seus pontos centrais. “O Brasil ainda tem poucos viajantes comparado a outros países da América Latina, então esta é uma oportunidade para fazer crescer o mercado. Hoje a Azul está servindo aproximadamente 150 cidades do país, e acreditamos que podemos chegar a 200 cidades. Também podemos acrescentar mais voos internacionais, [a partir] do Norte e do Nordeste do Brasil”, disse o executivo em entrevista à CNN.

Além disso, o CFO (diretor financeiro) do Grupo Abra, Manuel Irarrázaval, apontou que a combinação dos negócios pretende “criar um player de aviação global mais competitivo e resiliente e aumentar a democratização do setor”, de acordo com informações da Exame. A entidade acrescentou, ainda, que esta é “uma oportunidade importante de intensificar ainda mais a nossa presença no Brasil e fortalecer nossa rede global.”

Azul e Gol: Procon-SP pede informações sobre possível fusão

O Procon-SP pediu informações à Azul (AZUL4) e à Abra, controladora da Gol (GOLL4), sobre como as empresas vão manter seus clientes informados a respeito do processo de possível fusão entre as companhias, como informou o “Valor” nesta terça-feira (21).

O processo avançou na semana passada com o anúncio, na quarta-feira (15), da assinatura de um memorando de entendimento para a união das empresas. A fusão deve resultar na criação de uma nova companhia aérea.

Mesmo que a operação ainda esteja em estágio inicial e tenha perspectivas de ser concluída apenas em 2026, o Procon-SP defende que o pedido é justificável, uma vez que muitos clientes compram passagens com antecedência para conseguir preços melhores.

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