Atacadão sobe 1,8%

Carrefour (CRFB3) reverte prejuízo anual com lucro de R$ 39 mi

A recuperação foi impulsionada pelo crescimento das vendas brutas e da receita total, que aumentaram 2,5% e 2,2%

Carrefour (CRFB3) / Foto: Divulgação
Carrefour (CRFB3) / Foto: Divulgação

O Carrefour (CRFB3), conglomerado que engloba marcas como Atacadão, Sam’s Club e sua própria bandeira, apresentou um lucro líquido de R$ 39 milhões no primeiro trimestre de 2024, revertendo o prejuízo de R$ 113 milhões do ano anterior.

A recuperação foi impulsionada pelo crescimento das vendas brutas e da receita total, que aumentaram respectivamente 2,5% e 2,2%, alcançando valores de R$ 27,7 bilhões e R$ 26,3 bilhões.

Destacando-se como o principal negócio do grupo, o Atacadão viu suas vendas atingirem R$ 19,3 bilhões, impulsionadas pelo aumento nas vendas nas mesmas lojas em 1,8% durante o ano e pela abertura de 20 novas unidades nos últimos 12 meses.

Carrefour (CRFB3) destaca desempenho do Atacadão 

O lucro bruto do Atacadão, do Carrefour (CRFB3), também teve um avanço significativo, atingindo R$ 2,7 bilhões, representando um aumento de 9,9% no ano. A margem bruta também se expandiu em 0,6 ponto percentual, atingindo 16%.

Apesar do aumento de 2,1% nas despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A), o Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) do Atacadão subiu 23,3%, alcançando R$ 1,1 bilhão.

O Sam’s Club também teve um aumento expressivo de 52,4% em seu Ebitda, atingindo R$ 79 milhões, resultado de esforços para atrair novos clientes. No entanto, a bandeira Carrefour registrou uma queda de 5,1% em seu Ebitda, atingindo R$ 136 milhões, devido à conversão de unidades.

Outro ponto de destaque no primeiro trimestre foi o Banco Carrefour, que apresentou um lucro líquido de R$ 112 milhões, em comparação com R$ 3 milhões no mesmo período do ano anterior. 

Esse aumento foi acompanhado pelo crescimento do faturamento e da carteira de crédito, resultando em uma redução na inadimplência desde o segundo trimestre de 2022, quando a empresa implementou uma política de crédito mais rigorosa.

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