Competitividade

CSN (CSNA3) tem nota de crédito “AA+.br” reforçada pela Moody’s

A recomendação reflete a competitividade da empresa na exportação de minério de ferro e cimentaria no Brasil

Fonte: Wikimedia commons
Fonte: Wikimedia commons

A Moody’s Local, plataforma da agência de crédito em território nacional, reforçou a nota de crédito na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) (CSNA3). A recomendação reflete a competitividade da empresa na exportação de minério de ferro e cimentaria no Brasil.

O reforço também chega em bom momento para o mercado de aço brasileiro. Após um ciclo de pesados investimentos no setor e o início de medidas antidumping (evitar que produtos sejam exportados por valor abaixo do praticado no mercado interno) contra a China, a nota reflete uma melhora no mercado.

A CSN teve nota mantida e não aumentada devido à dificuldade em diminuir sua alavancagem (aumento de recursos financeiros por terceiros) e um fluxo de caixa pressionado por dividendos e investimentos nos últimos anos. As informações foram apuradas pelo jornal Valor Econômico.

Espera-se uma gestão mais prudente por parte da CSN, especialmente em um cenário positivo para a siderurgia para alcançar as metas da empresa de desalavancagem.

Indústria brasileira salta em fevereiro, com aumento de demanda

indústria brasileira teve forte melhora em fevereiro, com apoio da recuperação da produção devido ao aumento da demanda, embora os preços de venda sigam em alta, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa PMI (índice de Gerentes de Compras).

O PMI industrial do Brasil saltou de 50,7 em janeiro para 53,0 em fevereiro, avançando acima da marca de 50 pontos, que separa crescimento de contração e marcando o ritmo mais intenso desde setembro.

“O PMI de indústria do Brasil indicou um cenário mais favorável para a saúde do setor, com o índice alcançando o maior patamar em cinco meses em fevereiro diante do aumento nas vendas e da retomada do crescimento da produção”, destacou Pollyanna de Lima, diretora associada de Economia S&P Global Market Intelligence.

O levantamento também apontou, segundo o “InfoMoney”, que um aumento mais forte na entrada de novas encomendas tirou a produção do território contracionista em fevereiro.