
A antiga estatal Eletrobras (ELET3) anunciou nesta quarta-feira (22) que mudará de nome para Axia Energia. A mudança faz parte dos planos de transformação da empresa iniciados em 2022. A nova identidade visa ser “inovadora, ágil e preparada para responder aos desafios tecnológicos, regulatórios e de mercado”, segundo a empresa.
Atenção aos investidores: a partir do dia 10 de novembro, os códigos de negociação das ações (tickers) da Eletrobras passarão a ser “AXIA3” para as ações ordinárias, “AXIA5” para as ações preferenciais classe A e “AXIA6” para as ações preferenciais classe B.
Novo nome, mas sem mudanças
O novo nome “Axia” vem do grego e significa “valor”, também remetendo a “eixo”, algo que conecta, sustenta e gera movimento, representando a visão de futuro de uma companhia orientada por disciplina financeira.
A mudança na empresa não resulta em alteração dos compromissos contratuais, empresariais ou regulatórios, conforme declarado em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
A foi fundada em 1962 sob o nome de Centrais Elétricas Brasileiras, inicialmente com o objetivo de coordenar todas as empresas do setor elétrico. Após diversas reestruturações ao longo dos anos, a companhia foi privatizada em 2022.