Resultado trimestral

Eletrobras (ELET3) reverte lucro e tem prejuízo de R$ 354 milhões no 1T25

A companhia apresentou resultado negativo devido à reversão de R$ 952 milhões na subsidiária Chesf

Eletrobras (ELET3)
Eletrobras (ELET3) / Foto: Divulgação

A Eletrobras reportou um prejuízo líquido de R$ 354 milhões no primeiro trimestre de 2025, revertendo o lucro de R$ 331 milhões registrado no mesmo período de 2024, conforme apontou o balanço divulgado nesta quarta-feira (14).

A companhia apresentou resultado negativo devido à reversão de R$ 952 milhões na subsidiária Chesf, referente a parte do valor reconhecido como reavaliação regulatória em 2024, após os processos de Revisão Tarifária Periódica dos contratos de transmissão.

Desempenho Financeiro Detalhado

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) regulatório da empresa totalizou R$ 5,49 bilhões no período, queda de 3,7% na comparação anual. Em termos ajustados, o recuo foi de 4,1%, para R$ 5,38 bilhões.

Já a receita operacional líquida regulatória ficou estável em relação ao primeiro trimestre de 2024, somando R$ 9,71 bilhões, segundo o Money Times.

Eletrobras (ELET3) adquire 51% da Eletronet

Eletrobras (ELET3) concluiu, nesta terça-feira, a aquisição de 51% da Eletronet. 

Com a transação, a empresa assumiu o controle total da operadora de telecomunicações. 

Dessa forma, incorporou mais 17 mil quilômetros de redes de fibra óptica à sua infraestrutura, que já contava com 14 mil quilômetros.

Portanto, a operação fortalece a presença da Eletrobras em tecnologia e abre espaço para integração entre energia e serviços digitais.

A Eletrobras pretende explorar de forma ampla e estratégica as sinergias comerciais existentes entre suas operações consolidadas e os ativos recém-incorporados da Eletronet. 

Essa integração permitirá à companhia oferecer um portfólio mais diversificado de soluções, que combinam sua expertise no setor elétrico com a infraestrutura robusta de telecomunicações adquirida.

A estratégia central envolve o uso do cross-selling, por meio do qual a empresa poderá disponibilizar simultaneamente serviços de energia e transporte de dados.

Além disso, a Eletrobras planeja fortalecer sua presença em segmentos estratégicos, como data centers, provedores de internet e plataformas que operam com inteligência artificial.

Esse movimento, portanto, visa não apenas gerar novas oportunidades de negócio, mas também diversificar e robustecer suas fontes de receita no longo prazo.