A Eneva (ENEV3) anunciou na última terça-feira (11) um contrato para fornecimento de gás natural para uma usina termelétrica da Linhares Geração. O valor estimado da operação é de R$ 1,2 bilhão.
Além disso, o contrato divulgado pela Eneva (ENEV3) prevê o suprimento de um volume de até 1,07 milhão de M³ (metros cúbicos) por dia de gás, na modalidade 100% flexível, com entrega a partir de 1º de julho de 2026.
Na perspectiva do Itaú BBA, o movimento é o primeiro passo em direção a uma estratégia que há muito tempo é esperada e planejada para a Eneva. É esperado que o anúncio destrave o valor do seu Hub de Sergipe, por meio de serviços de gás natural.
O Hub da Eneva em Sergipe possivelmente será conectado à rede de gasodutos TAG no segundo trimestre de 2024 para transportar 14 milhões de m³ (metros cúbicos) por dia.
O BBA acrescenta que o componente chave para o movimento é a receita fixa.
“A receita variável provavelmente terá um impacto neutro para a empresa, embora possa ter uma ligeira contribuição positiva de margem em um cenário mais favorável para a arbitragem entre JKM e outros índices”, diz o relatório, de acordo com o “InfoMoney”.
Eneva (ENEV3) fornecerá gás natural à Linhares Geração
A Eneva (ENEV3) assinou um contrato para fornecimento de gás natural para a Linhares Geração utilizar na Usina Termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo, localizada em Linhares (ES).
O contrato tem valor estimado de R$ 1,2 bilhão e considera duas parcelas, uma fixa, para remunerar a reserva de capacidade da Eneva, e uma variável, atrelada ao preço de referência do preço de gás natural liquefeito.
A usina da Linhares Geração comercializou 204 megawatts no produto potência no leilão de reserva de capacidade realizado dezembro de 2021, com entrega a partir de 1º de janeiro de 2026, quando também se inicia o compromisso da Eneva.