Quinto Energy

Ex-presidente da Petrobras de Lula busca aproximar estatal de grupo baiano

A companhia, que tem recebido a consultoria do ex-presidente, vem tentando vender seus projetos para a estatal

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O ex-presidente da Petrobras (PETR4), José Sergio Gabrielli, atualmente trabalha como consultor da empresa Quinto Energy, sediada em Salvador (BA), e atua no desenvolvimento de projetos de energia eólica e solar, além de produzir hidrogênio verde e amônia verde.

A companhia, que tem recebido a consultoria do ex-presidente, vem tentando vender seus projetos para a estatal.

A Quinto pertence a um grupo de empresários da Bahia. A possibilidade de que seus serviços sejam contratados foi encaminhada para análise interna da Petrobras pelo diretor-executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da petroleira, Mauricio Tomalsquin.

Contudo, o processo para tal contratação não evoluiu. A avaliação interna, segundo a “CNN”, foi de que era preciso mais tempo para análise e o contrato acabou não sendo mais prioridade.

A Quinto seguiu tendo defensores significativos na estatal. Em abril – um mês antes de Jean Paul Prates deixar a presidência da petroleira –, o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, mencionou Gabrielli e uma reunião com a Quinto no Ministério de Minas e Energia, do qual é secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

A fala ocorreu durante o seminário “Transição Energética Justa, Inclusiva e Equilibrada: Caminhos para o setor de óleo e gás viabilizar a nova economia verde”.

Quinto Energy confirma que ex-presidente presta consultoria

Procurada, a Quinto Energy confirmou, de acordo com informações da “CNN”, que o ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, presta consultoria para a companhia.

Fontes próximas à estatal apontaram que, com a mudança de liderança da petroleira, de Prates para Magda Chambriard, há a possibilidade de a Quinto fechar negócios com a Petrobras.

Gabrielli foi um dos que apoiaram a mudança de comando na estatal.

Em nota, a Quinto declarou que “atua no segmento de desenvolvimento de projetos de energia renovável e estabelece um diálogo institucional e comercial com os principais players do mercado energético em âmbito nacional e internacional, a exemplo de Brasil, China, Alemanha, Estados Unidos, Arábia Saudita e Portugal”.

“A empresa conta com a consultoria de diversos profissionais do mercado brasileiro e internacional, e Gabrielli é um deles”, acrescentou.