Ebitda sobe 33,5%

Grupo Mateus (GMAT3) avança 20,9% no lucro líquido do 3TRI24

O crescimento foi impulsionado pela melhora do Ebitda e pelo redesenho do planejamento tributário

Foto: Divulgação
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O Grupo Mateus (GMAT3) apresentou seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, registrando um lucro líquido de R$ 379,2 milhões, um aumento de 20,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

O crescimento foi impulsionado pela melhora do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e pelo redesenho do planejamento tributário.

O Ebitda, ajustado pelo IFRS 16 e sem efeitos extraordinários, alcançou R$ 684,5 milhões, um crescimento de 33,5% em comparação ao terceiro trimestre de 2023.

O desempenho foi impulsionado pelo aumento nas vendas, ampliação da margem bruta e diluição das despesas operacionais.

A margem Ebitda ficou em 8,2%, uma alta de 0,8 pontos percentuais, refletindo o aumento das margens devido ao controle de custos e reajustes de preços.

No terceiro trimestre de 2024, o Grupo Mateus apresentou um resultado financeiro negativo de R$ 149,8 milhões, comparado a perdas de R$ 100,048 milhões no mesmo período do ano anterior, refletindo uma piora de 49,8%.

Grupo Mateus registra crescimento de 20,2% na receita do 3T24

A receita líquida do Grupo Mateus (GMAT3) no terceiro trimestre chegou a R$ 8,337 bilhões, marcando um aumento de 20,2% em relação ao mesmo período do ano passado. 

O crescimento foi impulsionado pela abertura de 24 novas lojas nos últimos 12 meses e pelo aumento de 7,7% nas vendas nas mesmas lojas (SSS), que tinham registrado alta de 4,3% um ano antes.

As despesas operacionais somaram R$ 1,209 bilhões, subindo 15,4% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior.

Em setembro de 2024, a dívida líquida foi de R$ 1,109 bilhão, representando um aumento em relação aos R$ 661,0 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. 

A alavancagem, medida pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda ajustado dos últimos 12 meses, ficou em 0,56x, frente a 0,44x um ano antes, refletindo o aumento do endividamento devido a maiores investimentos em estoque.

No 3T24, a empresa destinou R$ 244,5 milhões para investimentos em ativos fixos, uma redução de 35,1% em comparação ao 3T23. Esse recuo reflete uma menor alocação de recursos para novas lojas, já que foram abertas 4 unidades no período, contra 7 lojas inauguradas no mesmo período do ano anterior.

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