O CEO da Hypera (HYPE3), Breno Oliveira, declarou nesta sexta-feira (21) que a otimização do capital de giro “está sendo dolorosa” a curto prazo, mas deve gerar crescimento sustentável e melhor retorno sobre o capital investido nos próximos meses. A empresa realizou uma teleconferência referente ao balanço do quarto trimestre de 2024.
A Hypera (HYPE3) está empenhada na reorganização de sua estrutura, com redução do capital e do número de dias de estoque. Segundo o executivo, a aceleração de entregas e a consequente redução dos estoques dos clientes, implementada desde outubro, está acontecendo em um ritmo superior ao projetado pela empresa.
O esperado é que os patamares de “sell-in” e “sell-out” (fornecimento a clientes e vendas ao consumidor final, respectivamente) se assemelhem a partir de abril, com efeitos integrais nos números do terceiro trimestre de 2025. A meta é que o número de dias de estoque, atualmente em 70, seja reduzido para 60 a partir do próximo mês.
O balanço trimestral da companhia, divulgado na quinta-feira (20), mostrou que o “sell-out” total da Hypera cresceu 9,3% em 2024. Segundo o Valor, o mercado institucional cresceu 25,4%, ao passo que o “sell-out” no varejo farmacêutico avançou 8,1% no mesmo período.
Empresa vai distribuir R$ 184,7 milhões em JCP; veja valor por ação
A Hypera Pharma (HYPE3) vai distribuir R$ 184,7 milhões em JCP (juros sobre capital próprio), o valor equivale a R$ 0,2925 por ação.
O JCP vai ser pago para os investidores com posições acionárias em 27 de março. A distribuição vai ocorrer até o fim do exercício social de 2026, como informou a empresa.
Hypera (HYPE3) recua 74% no lucro do 4TRI24 , a R$ 79 mi
A Hypera Pharma (HYPE3) reportou um lucro de R$ 79 milhões no quarto trimestre de 2024, o que representa uma queda de 74,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Já o lucro líquido das operações continuadas alcançou R$ 79,5 milhões, registrando uma redução de 74,2%.
No período entre outubro e dezembro, a companhia viu sua receita líquida cair 18,2% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 1,51 bilhão.
De acordo com a empresa, essa diminuição foi em grande parte atribuída ao aumento dos descontos promocionais aplicados nas vendas de medicamentos genéricos para consumidores finais, visando impulsionar as vendas.