Realização de lucros

IRB (IRBR3): o que explica alta e quando ocorrerá ‘queda natural’?

Analista destaca que é preciso "aguardar a divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2024"

IRB/ Foto: Colagem BP Money
IRB/ Foto: Colagem BP Money

Após uma semana de altas consecutivas, o IRB (IRBR3) tem apresentado um desempenho que impressiona o mercado. Mas, como tudo que “sobe também desce”, há questionamentos sobre quando e quanto será a contração natural da chamada “realização de lucro”.

Diante disso, o BP Money ouviu analistas de mercado que cobrem as ações do IRB (IRBR3). Parte dos especialistas ouvidos apontou que o principal aspecto que vem permitindo essa valorização na B3 (B3SA3), Bolsa de Valores brasileira, é que ainda há espaço para uma correção muito significativa.

“As mudanças de mercado acontecem por uma combinação tão grande de aspectos e tão sutis, e muitos deles silenciosos, que é muito difícil mapeá-las. Na essência, uma bolsa sobe quando existe mais procura por papéis”, pontuou Bruno Corano, economista e investidor da Corano Capital.

Na última semana, durante os pregões entre 12 e 16 de agosto, as ações da companhia chegaram a registrar uma valorização de 30,66%. O avanço veio após a companhia divulgar seu balanço referente ao segundo trimestre de 2024.

Balanço do IRB (IRBR3) surpreende mercado

O IRB reportou um lucro líquido de R$ 65 milhões no segundo trimestre de 2024, surpreendendo analistas do mercado em meio às preocupações com as inundações no Rio Grande do Sul e os possíveis impactos no segmento de seguros.

O dado representa uma alta de 225% em comparação com o mesmo período em 2023. Além disso, o consenso do mercado era para um lucro em torno de R$ 30,3 milhões.

Na perspectiva de Filipe Martins da Silva, professor do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Cesuca, os papéis da empresa vinham apresentando estabilidade, mas ainda há espaço para correção. Contudo, o especialista pontuou que o primeiro aumento significativo, nessa magnitude, ocorreu após o balanço.

Silva também destacou que a queda natural que ocorre após altas significativas, para os papéis do IRB, pode ser maior do que o esperado pelo mercado. Ele declarou que é preciso “aguardar a divulgação dos resultados do terceiro trimestre de 2024 para verificar se essa elevação do resultado foi algo pontual ou se vai se manter assim”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile