Em 18 meses

Itaú (ITUB4) fecha 21 agências e demite trabalhadores, diz sindicato

As informações são do Sindicato dos Bancários de BH e Região

Itaú
Foto: Divulgação

O Itaú (ITUB4) fechou 21 agências físicas em Belo Horizonte e região em 18 meses. As informações são do Sindicato dos Bancários de BH e Região, que sinaliza 3.292 postos de trabalho perdidos.

Ainda segundo o sindicato, as agências do Itaú (ITUB4) em BH na Praça São Vicente, BH Lourdes e Betim serão fechadas em julho.

O presidente do sindicato dos bancários e supervisor operacional do próprio Itaú, Ramon Peres, declarou que o fechamento impacta negativamente o atendimento aos clientes.

“É inaceitável que inúmeros bairros de Belo Horizonte já não contem com qualquer unidade bancária para prestar serviço à população. Nas agências que sobram, o cenário é de superlotação, longas filas e demora no atendimento”, disse ele, de acordo com a Itatiaia.

O sindicato ressaltou ainda que não há justificativa real para o movimento, considerando que o banco teve um lucro de R$ 35 bilhões em 2023, correspondendo a uma alta de 15,7% em relação a 2022.

Itaú (ITUB4) estuda levar IA generativa ao atendimento ao cliente

Com cerca de duas centenas de usos da Inteligência Artificial (IA) generativa em seus produtos e serviços, o Itaú Unibanco (ITUB4) estuda como levar os recursos ao atendimento ao cliente.

tecnologia apresenta limitações no relacionamento com o público, mesmo que auxilie na ampliação da eficiência dos processos. Isto por conta dos erros cometidos por ela quando não sabe responder a uma pergunta.

“Todas as grandes adoções da tecnologia usam o copiloto, que é um humano ao lado entendendo o que se pode ou não se pode utilizar do produto final”, diz o diretor de Tecnologia, Design e Dados do Itaú, Ricardo Guerra, segundo o “Broadcast+”.

Ainda de acordo com o diretor, o modelo é útil na criação de programas e códigos tecnológicos, mas na interação com o cliente, a “autonomia” da IA é um passo importante.

O Itaú tem investido nessa iniciativa desde 2023, quando passou a oferecer cerca de 250 soluções de IA generativa. A leitura de processos judiciais é uma das principais, ela ajuda a reduzir o tempo de classificação e interpretação das ações.