O Itaú (ITUB4) divulgou no fim da última segunda-feira (6), um lucro recorrente gerencial de R$ 9,771 bilhões para o primeiro trimestre de 2024, marcando um aumento de 15,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O resultado ficou próximo das expectativas, visto que o consenso LSEG estimava um lucro líquido de R$ 9,734 bilhões para o período.
O banco atribui esse desempenho ao crescimento da margem financeira com clientes, impulsionado pelo aumento da carteira de crédito e pela melhoria na margem com passivos, além do aumento das receitas provenientes de serviços e seguros.
No primeiro trimestre de 2024, a margem financeira gerencial totalizou R$ 26,880 bilhões, representando um aumento de 8,9% em relação ao ano anterior.
O retorno sobre patrimônio (ROE) do banco atingiu 21,9%, um aumento de 0,7 ponto percentual em relação ao quarto trimestre anterior (21,2%) e de 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.
As receitas provenientes de serviços e seguros cresceram 5,8% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.
Enquanto isso, as despesas não relacionadas a juros alcançaram R$ 14,4 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, em meio a uma inflação acumulada de 3,9% (IPCA).
Itaú (ITUB4) mantém liderança no ranking da Brand Finance 2024
O Itaú (ITUB4) foi reconhecido como a marca mais valiosa do Brasil pelo oitavo ano consecutivo, de acordo com a Brand Finance, cujo relatório foi divulgado nesta segunda-feira (6).
Apesar de uma queda de 4,4% no valor da marca (para US$ 8,4 bilhões), o banco conseguiu manter sua posição de liderança.
A análise da consultoria apontou que essa diminuição se deveu ao enfraquecimento da força da marca, refletida na redução da propensão dos clientes em recomendar a marca a outras pessoas, comparado aos anos anteriores.
O setor bancário se destaca no ranking deste ano, com quatro marcas entre as 10 primeiras posições. Além do Itaú, o Banco do Brasil ficou em segundo lugar, seguido pelo Bradesco em terceiro e pela Caixa em sexto.
Abaixo está a lista das 20 marcas mais valiosas e seus respectivos valores. No geral, as 100 principais marcas brasileiras alcançaram um valor combinado de US$ 77,2 bilhões, representando um aumento de 4% em relação ao ano anterior.