Acima do esperado

Itaú (ITUB4): lucro cresce 15,8% e alcança R$ 9,77 bi no 1TRI24

O resultado ficou próximo ao consenso LSEG, que estimava um lucro líquido de R$ 9,734 bilhões para o período

Itaú
Itaú (ITUB4)/ Foto: Divulgação

O Itaú (ITUB4) divulgou no fim da última segunda-feira (6), um lucro recorrente gerencial de R$ 9,771 bilhões para o primeiro trimestre de 2024, marcando um aumento de 15,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O resultado ficou próximo das expectativas, visto que o consenso LSEG estimava um lucro líquido de R$ 9,734 bilhões para o período.

O banco atribui esse desempenho ao crescimento da margem financeira com clientes, impulsionado pelo aumento da carteira de crédito e pela melhoria na margem com passivos, além do aumento das receitas provenientes de serviços e seguros.

No primeiro trimestre de 2024, a margem financeira gerencial totalizou R$ 26,880 bilhões, representando um aumento de 8,9% em relação ao ano anterior.

O retorno sobre patrimônio (ROE) do banco atingiu 21,9%, um aumento de 0,7 ponto percentual em relação ao quarto trimestre anterior (21,2%) e de 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.

As receitas provenientes de serviços e seguros cresceram 5,8% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.

Enquanto isso, as despesas não relacionadas a juros alcançaram R$ 14,4 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, em meio a uma inflação acumulada de 3,9% (IPCA).

Itaú (ITUB4) mantém liderança no ranking da Brand Finance 2024

O Itaú (ITUB4) foi reconhecido como a marca mais valiosa do Brasil pelo oitavo ano consecutivo, de acordo com a Brand Finance, cujo relatório foi divulgado nesta segunda-feira (6).

Apesar de uma queda de 4,4% no valor da marca (para US$ 8,4 bilhões), o banco conseguiu manter sua posição de liderança.

A análise da consultoria apontou que essa diminuição se deveu ao enfraquecimento da força da marca, refletida na redução da propensão dos clientes em recomendar a marca a outras pessoas, comparado aos anos anteriores.

O setor bancário se destaca no ranking deste ano, com quatro marcas entre as 10 primeiras posições. Além do Itaú, o Banco do Brasil ficou em segundo lugar, seguido pelo Bradesco em terceiro e pela Caixa em sexto.

Abaixo está a lista das 20 marcas mais valiosas e seus respectivos valores. No geral, as 100 principais marcas brasileiras alcançaram um valor combinado de US$ 77,2 bilhões, representando um aumento de 4% em relação ao ano anterior.


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