Setor de alimentos

M. Dias Branco (MDIA3): lucro cai 51,9% no 3TRI24, para R$ 124 mi

O resultado foi afetado negativamente pela retração nos volumes vendidos, redução do preço médio e aumento de custos no período

M. Dias Branco
Foto: Divulgação

A M. Dias Branco (MDIA3), dona de marcas como Piraquê, Adria, Vitarella, reportou um lucro líquido de R$ 124,7 milhões no terceiro trimestre do ano, uma retração de 51,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O resultado foi afetado negativamente pela retração nos volumes vendidos, redução do preço médio e aumento de custos no período.

A receita líquida caiu 12,1% no terceiro trimestre, alcançando R$ 2,404 bilhões, em comparação aos R$ 2,735 bilhões registrados no 3T23.

O volume de vendas total da empresa registrou uma redução de 6,9% no trimestre, somando 419,3 mil toneladas.

O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 228,9 milhões, um recuo de 48,1%. A margem Ebitda também sofreu uma redução expressiva de 6,6 pontos percentuais, indo de 16,1% para 9,5%.

A M. Dias Branco também registrou uma queda na geração de caixa operacional, que foi de R$ 67,2 milhões no terceiro trimestre, uma redução de 93,1% em comparação aos R$ 973,3 milhões do mesmo trimestre do ano passado.

Por outro lado, a dívida líquida passou de R$ 318,2 milhões no final do terceiro trimestre de 2023 para um saldo de caixa líquido de R$ 28,6 milhões.

M. Dias Branco (MDIA3): lucro recua 12,8% no 2TRI24, a R$ 190 mi

O balanço de resultados da M. Dias Branco (MDIA3) referentes ao segundo trimestre de 2024 provocou reação negativa no mercado, com recuo anual de 12,8% no lucro líquido, a R$ 190 milhões, e de 7,7% na receita líquida, a R$ 2,6 bilhões.

Com isso, os papéis da companhia iniciaram o pregão dessa segunda-feira (12) em queda. Às 10h30 (horário de Brasília), as ações recuavam 5,86%, cotadas a R$ 27,80.

O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 337 milhões, queda de 10,6% na comparação anual e 2% abaixo da projeção do consenso.

market share de massas cresceu 1,1 p.p, para 29,2%, enquanto o de biscoitos caiu 0,2 p.p, em 31,8%. O Capex (despesas) da empresa também registrou um recuo, para R$ 60,9 milhões.