Nova York

Musk: previsão sobre vendas da Tesla (TSLA34) para 2025 enfrenta ceticismo

A ambiciosa projeção de Musk para 2025 gerou o maior salto nas ações da Tesla em Nova York desde 2013

Foto: Elon Musk/Reprodução/X
Foto: Elon Musk/Reprodução/X

O CEO da Tesla (TSLA34), Elon Musk, surpreendeu investidores e analistas nesta segunda-feira (28) ao anunciar que a empresa busca aumentará suas vendas de veículos em 30% até 2025, impulsionada pelo lançamento de um modelo mais acessível e pela excitação em torno do software de direção.

A ambiciosa projeção de Musk para 2025, somada à expectativa de melhora nas margens de lucro, gerou o maior salto nas ações da Tesla em Nova York desde 2013, quando a empresa divulgou seu primeiro lucro trimestral.

Apesar das estratégias otimistas, a Tesla enfrenta desafios, como a demanda fraca devido ao envelhecimento de sua linha de modelos e à desaceleração global no crescimento das vendas de veículos elétricos. Além disso, a crescente concorrência em mercados-chave, como China e EUA, também coloca pressão sobre a companhia.

A previsão de crescimento de 20% a 30% de Musk é quase o dobro do que Wall Street esperava, segundo a “Reuters”. Após o anúncio, o Deutsche Bank ajustou sua previsão, estimando um crescimento de 12% para a Tesla em 2025, mesmo considerando um novo modelo de menos de US$ 30 mil e uma versão atualizada do Model Y.

Musk premiar eleitores é ‘totalmente inapropriado’, diz Biden

Joe Biden, o presidente dos EUA, declarou que é “totalmente inapropriada” a iniciativa do empresário e bilionário Elon Musk em dar dinheiro aos eleitores na corrida presidencial que ocorrerá no dia 5 de novembro. 

Musk apoia publicamente o candidato republicano Donald Trump. Para alavancar a campanha do adversário de Kamala Harris (Democrata), o empresário prometeu sortear US$ 1 milhão entre eleitores do estado pêndulo da Pensilvânia que assinarem o PAC America, criado para apoiar o republicano.

Esses pacotes são parte dos comitês de ação política – entidades previstas na legislação dos EUA que atuam na captação de doações de dinheiro ou outras formas de apoio aos candidatos nas eleições.