O CEO da Nvidia (NVDC34), Jensen Huang, declarou na quarta-feira (28) que os concorrentes chineses em IA (inteligência artificial) estão preenchendo o hiato deixado pela saída de empresas norte-americanas do mercado. Segundo ele, a tecnologia desenvolvida por essas companhias está se tornando cada vez mais poderosa.
“Os concorrentes chineses evoluíram”, disse Huang em entrevista à Bloomberg Television, de acordo com o InfoMoney. A Huawei, empresa chinesa de tecnologia que está na lista negra do governo dos EUA, tornou-se “bastante formidável”, acrescentou.
As restrições impostas pelos EUA às exportações para a China praticamente bloquearam a Nvidia no maior mercado de chips do mundo. A companhia espera uma perda de aproximadamente US$ 8 bilhões em vendas apenas neste trimestre. Durante a teleconferência de resultados, Huang defendeu que o governo norte-americano deveria aliviar essas restrições.
Segundo o executivo, em vez de manter a tecnologia de IA fora das mãos chinesas — objetivo declarado das medidas —, as empresas locais estão encontrando alternativas.
Huang destacou que empresas como Tencent e outros grandes compradores dos produtos da Nvidia não podem ser culpadas por recorrer à Huawei, já que não podem mais depender de fornecedores dos EUA. “Como todos os outros, eles estão dobrando, quadruplicando suas capacidades a cada ano”, disse. “E o volume está aumentando substancialmente.”
Impacto da restrição à Nvidia e o avanço da Huawei
O executivo também alertou que a diferença entre os produtos dos EUA e as alternativas chinesas está diminuindo. O chip de IA mais recente da Huawei tem desempenho semelhante ao do H200, da Nvidia.
Diante das novas regras, a Nvidia nem sequer pode enviar à China o chip H20, uma versão reduzida do H200. “Não é possível degradar ainda mais as capacidades do produto”, afirmou Huang à Bloomberg Technology.
A Nvidia está considerando alternativas para o H20, mas ainda não há um chip planejado. Quando houver, a companhia precisará de autorização de Washington. “Não se pode subestimar a importância do mercado chinês”, declarou Huang. “É o lar da maior população mundial de pesquisadores em IA.” Ele finalizou dizendo que deseja que todos os desenvolvedores e pesquisadores usem tecnologia americana. “Independentemente do sucesso de receita no curto prazo, não podemos ignorar que o mercado chinês é muito importante.”