Inteligência artificial

Nvidia (NVDC34) vê aumento de investimento do governo brasileiro em IA

A Nvidia já fechou contratos com o Banco do Brasil (BBAS3), a Dataprev, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Embrapa

Nvidia
Nvidia / Foto: Divulgação

As solicitações de chips da Nvidia (NVDC34) por órgãos públicos brasileiros têm ganhado força nos últimos meses. Entre outubro e o início de novembro, diversas entidades requisitaram que a empresa fornecesse GPUs (unidades de processamento gráfico) para projetos de pequenos supercomputadores.

No período, a Nvidia já fechou contratos com o Banco do Brasil (BBAS3), a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

“A demanda destes órgãos acelerou bastante e há uma promessa de mais licitações no primeiro trimestre”, afirmou Márcio Aguiar, diretor-executivo de vendas corporativas da Nvidia na América Latina. As informações foram obtidas pelo Valor Econômico.

A fornecedora de componentes e softwares anunciou, na quarta-feira (20), que lucrou US$ 19,31 bilhões no terceiro trimestre do ano fiscal de 2025, valor que representa uma alta de 109% na comparação anual. A receita da companhia no período atingiu US$ 35,08 bilhões, alta de 94% na mesma base de comparação.

“Estamos confiantes de que o Brasil está caminhando nos passos que consegue dar”, declarou o executivo, acrescentando que a empresa está ansiosa pela liberação de verbas do governo federal para ampliar o fornecimento de seus componentes no país.

Nvidia (NVDC34) se prepara para lançar tecnologia para robôs humanoides

Nvidia (NVDC34) planeja lançar uma tecnologia para auxiliar na fabricação de robôs humanoides no primeiro semestre de 2025, fortalecendo sua atuação no setor de robótica. O anúncio foi feito por um dos executivos da empresa.

A linha de computadores Jetson Thor, apresentada pela primeira vez no início de 2024, é parte central dessa estratégia. Esses dispositivos integram a plataforma Jetson da Nvidia, que consiste em computadores compactos voltados para aplicações de inteligência artificial. O Jetson Thor representa a mais recente inovação da empresa, com foco específico na robótica.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile