Participação

Oncoclínicas (ONCO3) tem Centaurus como novo acionista majoritário

A gestora Centaurus Capital adquiriu 15,79% das ações da Oncoclínicas (ONCO3) em operação conjunta com o Goldman Sachs

Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação

A gestora Centaurus Capital adquiriu 15,79% das ações da Oncoclínicas (ONCO3) em operação conjunta com o Goldman Sachs, tornando-se a principal acionista da empresa, com 31,83% do capital. O banco norte-americano desinvestiu sua participação na companhia  vendendo um total de 102.914.808 ações ordinárias.

As representantes da Centaurus informaram que a aquisição reflete exclusivamente uma estratégia de investimento e que não tem intenção de mudar a estrutura de controle da empresa. Segundo o site da Oncoclinicas, seus principais investidores são o Master (19,9%), Latache (10,19%) e o fundador Bruno Ferrari com 8,41%.

As movimentações da gestora alertaram acionistas minoritários que pediram na semana passada, uma OPA (Oferta Pública de Aquisição). Em resposta, a empresa divulgou que não identificou nada que levasse à conclusão de que a Centauros precisaria abrir uma OPA.

As ações da Oncoclínicas estão entre as maiores altas da bolsa brasileira em 2025 e acumula valorização de 137%. A valorização foi referente ao aumento da participação do fundo Latache Capital.

Oncoclínica permanece em silêncio

A Centauros foi fundada por John Arnold, ex-trader que enriqueceu operando gás natural no mercado americano. Atualmente, o principal nome pelo sucesso da gestora é Allen Gibson, que é CIO (Diretora de Informação) da companhia. A executiva faz parte do conselho da Oncoclínicas desde 2021. 

Procurada pela reportagem do portal NeoFeed, a Oncoclínicas informou que não irá comentar sobre o fato. Contudo, reiterou seu compromisso com  a transparência e afirmou que vai divulgar informações relevantes ao mercado assim que possível.

Antes da reestruturação, a composição acionária da Oncoclínicas mostrava que o Goldman Sachs detinha pouco mais de 36% do capital da empresa. Por outro lado, a Centaurus, que já era acionista da empresa há quase uma década por meio de uma participação indireta é representada dentro da fatia do Goldman, assumiu diretamente 16% do negócio.