Irlau Machado possivel novo CEO da Oncoclinicas
Foto: Reprodução

A Oncoclínicas está em conversas avançadas para nomear Irlau Machado como seu novo CEO (diretor-presidente), segundo o Brazil Journal.

Caso o acordo seja concluído, Irlau deve substituir o fundador Bruno Ferrari, que passará a ocupar a posição de chairman (presidente do conselho) da companhia. Além disso, A movimentação marca uma nova etapa na governança da Oncoclínicas, em um momento de reorganização estratégica após a eleição de um novo conselho de administração.

Companhia iniciou processo de sucessão em novembro

A consultoria Spencer Stuart conduziu desde novembro um processo estruturado de sucessão que resultou na escolha de Irlau Machado. A busca teve como foco um executivo com experiência em operações complexas, integração de negócios e liderança em empresas de grande porte no setor de saúde.

Atualmente, a empresa e o executivo discutem os últimos detalhes contratuais antes que o nome seja formalmente submetido à aprovação do novo conselho da Oncoclínicas.

Experiência em grandes operações de saúde

Irlau Machado foi CEO da NotreDame Intermédica, onde liderou um dos ciclos mais relevantes de crescimento e consolidação do setor de saúde suplementar no Brasil. Pois, fontes do mercado apontam a possível chegada dele à Oncoclínicas como um reforço à eficiência operacional.

A transição de Bruno Ferrari para a presidência do conselho reforça a leitura de que a companhia busca separar de forma mais clara os papéis de gestão executiva e governança, prática cada vez mais valorizada por investidores institucionais.

Novo conselho assume em momento estratégico

A possível mudança no comando ocorre em paralelo à renovação do conselho de administração. O novo conselho assume em um momento decisivo para a Oncoclínicas, do ambiente de juros ainda elevados e da necessidade de ganhos operacionais consistentes.