Queixas

PagBank e PagSeguro (PAGS34) lideram ranking de reclamações do BC

Empresas assumiram a dianteira da lista no segundo trimestre de 2024 e mantiveram o posto no terceiro e no quarto trimestre do ano passado

PagBank
PagBank / Foto: Divulgação

O conglomerado formado pelo PagBank e pelo PagSeguro (PAGS34) terminou o ano passado na liderança do ranking de reclamações do setor financeiro, elaborado trimestralmente pelo BC (Banco Central).

O ranking reúne as queixas apresentadas contra bancos, financeiras e instituições de pagamento e classifica as empresas mais reclamadas de acordo com o número de queixas e de clientes de cada uma.

O PagBank e o PagSeguro assumiram a dianteira da lista no segundo trimestre de 2024 e mantiveram o posto no terceiro e no quarto trimestre do ano passado. Como apurou o portal Investidor 10, o índice de reclamações do conglomerado, no entanto, recuou nesse período, passando de 90,62 para 79,26.

Com quase 32,8 milhões de clientes, o PagBank e o PagSeguro receberam 2.599 reclamações consideradas procedentes pelo BC. As queixas mais comuns foram sobre a portabilidade do crédito consignado e o acompanhamento da conta de pagamento.

PagBank (PAGS34) realiza demissão em massa

A instituição financeira PagBank (PagSeguro) começou 2025 fazendo um corte de profissionais. Através das redes sociais, ex-funcionários relataram as demissões nos últimos dias. Cerca de 500 profissionais, ou 10% da equipe, foram desligados, segundo o site Layoff Brasil, que reúne relatos de demissões em massa.

O PagBank afirmou, em nota, que  “implementou reestruturação com o objetivo de melhorar a eficiência da companhia”. As demissões já haviam sido antecipadas na quinta-feira (9) pelo “Pipeline”.

“O PagBank segue empenhado em sua missão de facilitar a vida financeira de pessoas e negócios, oferecendo um ecossistema simples, seguro, acessível e digital a comerciantes e consumidores”, acrescentou a instituição.

No entanto, o número de profissionais demitidos não foi confirmado pela empresa. Quando as empresas de tecnologia realizaram uma onda de cortes em 2023, o PagBank esteve entre as que fizeram uma demissão em massa.

Os resultados da empresa têm evoluído nos últimos trimestres, enquanto executa uma estratégia de oferta integrada de pagamentos e serviços financeiros e de ganhos de eficiência.