Resultados trimestrais

Pague Menos (PGMN3) avança 23,7% de lucro no 4º trimestre de 2023

A rede de farmácia divulgou um lucro líquido de R$ 126,1 milhões no quarto trimestre de 2023

Foto: Pague Menos (PGMN3) /Divulgação
Foto: Pague Menos (PGMN3) /Divulgação

A rede de farmácias Pague Menos (PGMN3) divulgou um lucro líquido de R$ 126,1 milhões no quarto trimestre de 2023, representando um aumento de 23,7% em relação ao mesmo período de 2022. 

A Pague Menos (PGMN3) reportou um lucro líquido ajustado consolidado também apresentou um crescimento anual de 16,9%, atingindo R$ 62,8 milhões.

Esse desempenho positivo foi impulsionado pelo crescimento do Ebitda, uma melhoria sequencial no resultado financeiro e pelo progresso da Extrafarma, que alcançou o equilíbrio entre receitas e despesas pela primeira vez desde o início da integração, gerando um resultado líquido de R$ 7,9 milhões no trimestre.

A receita bruta no quarto trimestre de 2023 alcançou R$ 3,062 bilhões, apresentando um aumento de 7,7% em relação ao mesmo período de 2022, impulsionada pelo bom desempenho de vendas em ambas as bandeiras. 

No entanto, esse crescimento foi parcialmente compensado pelo impacto negativo das lojas fechadas ao longo do ano, relacionadas principalmente ao processo de integração com a Extrafarma.

O lucro bruto no quarto trimestre de 2023 totalizou R$ 893,4 milhões, um aumento de 4,5% em comparação com o mesmo período de 2022. A margem bruta foi de 29,2% no quarto trimestre de 2023, uma queda de 0,9 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2022.

Pague Menos (PGMN3) tem alta de 4% no ebitda 

A Pague Menos (PGMN3) registrou o Ebitda ajustado totalizou R$ 241,7 milhões no quarto trimestre de 2023, representando um crescimento de 4% em comparação com o mesmo período de 2022.

Apesar do bom desempenho financeiro, a margem Ebitda ajustada ficou em 7,9% entre outubro e dezembro de 2023, uma queda de 0,3 ponto percentual em comparação com o mesmo período de 2022.

No quarto trimestre de 2023 da Pague Menos (PGMN3), as despesas com vendas totalizaram R$ 691,6 milhões, o que corresponde a 22,6% da receita bruta do período. Isso representa um aumento de 0,1 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2022.

Durante o trimestre, a companhia realizou a inauguração de 20 novas lojas e o fechamento de 34 unidades. Com essas operações, a empresa encerrou o período com um total de 1.632 lojas.