Fotos: Reprodução Petrobras
Fotos: Reprodução Petrobras

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta sexta-feira (31) que vai reduzir em média 1,7% o preço do gás natural vendido às distribuidoras, a partir deste sábado (1º). O ajuste corresponde ao início do novo trimestre contratual e reflete as regras de atualização trimestral definidas pela companhia.

Os contratos firmados com as distribuidoras preveem revisões periódicas da parcela do preço vinculada à molécula do gás, com variações atreladas às oscilações do petróleo Brent e à taxa de câmbio real/dólar.

De acordo com a Petrobras, para o trimestre iniciado em novembro, a referência do Brent avançou 2,18%, enquanto o real se valorizou 3,83% frente ao dólar, o que ajudou a conter o repasse.

Mesmo com o leve aumento do petróleo, o efeito cambial resultou em redução no preço médio. Desde dezembro de 2022, o valor da molécula vendida às distribuidoras acumula queda de cerca de 33%.

A estatal destacou ainda que o preço final ao consumidor depende de outros fatores, como custos de transporte, margens de distribuição, portfólio de suprimento e tributos federais e estaduais.

A atualização não se aplica ao GLP (gás de cozinha), vendido em botijões ou a granel.