A Petrobras (PETR4) assinou acordos com a Yara Fertilizantes e com a sua subsidiária ANSA (Araucária Nitrogenados), como informou a empresa petroleira nesta segunda-feira (18), em nota. O objetivo dos acordos é firmar uma parceria com o setor de fertilizantes e produtos industriais.
O primeiro acordo prevê a comercialização, pela Yara, de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) produzido na ANSA, que será elaborado utilizando como matéria-prima ureia fornecida pela Yara.
“Este acordo permitirá a retomada da produção nacional do produto, que atualmente é importado. O processo de industrialização será realizado em paralelo às atividades de retomada integral da operação da fábrica de Araucária”, afirmou a Petrobras.
O segundo é um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento de estudos conjuntos nas áreas de fertilizantes e produtos industriais correlatos, bem como contempla esforços de transição energética vinculados a projetos de descarbonização e produção de fertilizantes renováveis e de baixa intensidade de carbono.
“Essa cooperação científica, tecnológica e operacional tem por objetivo atingir uma maior eficiência produtiva e aumento da oferta desses produtos no mercado”, justificou a empresa petroleira.
Petrobras (PETR4) assina ‘contrato master’ com Yara Fertilizantes
A Petrobras (PETR4) assinou um “master agreement” – ou “contrato master” – com a empresa de origem norueguesa Yara Brasil Fertilizantes para estruturar um potencial negócio em fertilizantes, produção de produtos industriais e descarbonização da produção.
De acordo com a Petrobras (PETR4), o acordo tem caráter não vinculante e vem na sequência de um memorando de entendimentos celebrado entre as empresas em fevereiro.
“O Master Agreement… está alinhado à revisão das diretrizes estratégicas da companhia aprovadas no ano passado, pelas quais o investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da Petrobras, conforme Plano Estratégico 2024-28+”, destacou a petroleira.
Na próxima fase, a Petrobras e a Yara finalizarão em conjunto uma análise sobre as potenciais sinergias entre suas operações, com foco no aumento da eficiência no mercado local de fertilizantes e produtos industriais, incluindo possíveis soluções de descarbonização.