Sobe e desce das ações

Petrobras (PETR4): ações sobem após possível acordo sobre dividendos

Mais cedo, os papéis da empresa recuaram após aumento de rumores sobre a saída do presidente Jean Paul Prates

Petrobras
Petrobras / Foto: Divulgação

As ações da Petrobras (PETR4) voltaram a subir após o jornal O Globo afirmar que os ministros do Governo Lula (PT) firmaram acordo para distribuição de 100% dos dividendos extraordinários.

Por volta de 13h (horário de Brasília), os papéis da empesa avançavam 1,15% cotados a R$ 38,86.

De acordo com o jornal, a distribuição dos cerca de R$ 43,9 bilhões extras aos acionistas da petroleira foi acordada ontem pelos ministros, na reunião realizada na Casa civil, da qual participaram também alguns auxiliares.

Ações da Petrobras (PETR4) caíram após aumento de rumores sobre troca de comando

Antes de voltarem a subir, porém, as ações da companhia recuaram após o aumento de rumores sobre a saída de Jean Paul Prates.

A empresa tem enfrentando pedidos de atuação mais firme do que a do atual presidente, principalmente após a decisão de reter os dividendos extraordinários.

Entre nomes cogitados está Bruno Moretti, secretário especial de análise governamental da Presidência da República, de acordo com o ‘Painel S.A’, da ‘Folha de S. Paulo’.

Moretti foi uma indicação de Rui Costa (PT), ministro da Casa Civil, segundo assessores do Planalto. Anteriormente, o nome de Marcus Cavalcanti havia sido cogitado, porém a Casa não deseja retirá-lo do comando do PPI (Programa de Parcerias em Investimentos).

Magda Chambriard, seria outra opção para o ocupar a cadeira, segundo a Folha. A executiva já esteve na Petrobras, no entanto, passou para a ANP (Agência Nacional de Petróleo), que presidiu entre os anos 2012 e 2016.

Diferente da Casa Civil, o Painel citou que Alexandre Silveira, de Minas e Energia, não indicou um nome para substituir Prates. Mas pediu que Pietro Mendes, seja presidente do Conselho da estatal, em caso de reais alterações. Mendes é, atualmente, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Petrobras (PETR4): Prates quer conversar com Lula sobre permanência

Jean Paul Prates pediu uma reunião com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir a sua situação na empresa. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

O dirigente da estatal pretende ainda conversar com Lula (PT) sobre os ataques que vem recebendo de integrantes do governo. Prates considera deixar o cargo, embora espere que o presidente da República apoie a sua permanência.

Jean Paul Prates decidiu tomar a iniciativa depois que os ataques se intensificaram, partindo, especialmente, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.