A Petrobras (PETR4) lançou nesta segunda-feira (6) sua primeira chamada pública para a aquisição de biometano, com o objetivo de incentivar o mercado desse insumo renovável. A iniciativa prevê o recebimento de ofertas para contratação firme, com entregas a partir de 2026, prazos contratuais de até 11 anos e recebimento em diferentes pontos de entrega.
A empresa informou que o processo também busca levantar as condições comerciais ofertadas pelo mercado, em função do mandato de descarbonização criado pela Lei do Combustível do Futuro, sancionada em outubro passado.
O biometano é um gás de origem renovável que pode substituir o gás natural e está ganhando destaque na agenda de transição energética. Ele é obtido do processamento do biogás, que, por sua vez, é gerado a partir de resíduos orgânicos urbanos e agropecuários, como os provenientes de aterros sanitários e da indústria de processamento de cana-de-açúcar.
“Dentro dos conceitos da Transição Energética justa, se a empresa obtiver sinalização positiva dos produtores quanto às condições de competitividade e oferta desse insumo, a Petrobras pode adquirir volumes três a quatro vezes maiores do que a produção média diária de biometano do país, que é de cerca de 220 mil m³/dia, conforme registros públicos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)”, afirmou o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim. As informações são do “InfoMoney”.
Petrobras (PETR4) tem estratégia para mapear o mercado de biometano
O objetivo da Petrobras (PETR4) com a primeira chamada pública para compra de biometano é mapear um mercado altamente pulverizado e que vai dar ensejo a negociações futuras, afirmou o diretor de transição energética e sustentabilidade da companhia, Maurício Tolmasquim, nesta segunda-feira (6).
A Petrobras terá que lidar com uma oferta pulverizada, de pequenos produtores, segundo ele, diante de um cenário de demanda expressiva. A estatal estabeleceu um volume mínimo de compra de 20 mil metros cúbicos por dia (m3/dia).