A Petrobras (PETR4) registrou um lucro líquido de R$ 32,55 bilhões no terceiro trimestre de 2024, representando um aumento de 22,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A receita de vendas da Petrobras somou R$ 129,58 bilhões no trimestre, um avanço de 3,8% frente aos R$ 124,83 bilhões registrados no mesmo intervalo de 2023.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado caiu 3,8% no trimestre, totalizando R$ 63,67 bilhões, ante os R$ 66,89 bilhões registrados no ano anterior.
A estatal comunicou que, neste trimestre, não houve itens não recorrentes e que o conselho aprovou o pagamento de R$ 17,12 bilhões em dividendos intercalares, correspondendo a R$ 1,32820661 por ação ordinária e preferencial, com distribuição prevista para fevereiro e março de 2025, conforme informou o “Valor”.
Petrobras (PETR4): perspectivas são mistas para 3T24, com oscilações nas ações
O esperado balanço do terceiro trimestre de 2024 da Petrobras (PETR4) será divulgado nesta quinta-feira (7). Em meio a essas expectativas, o BP Money ouviu um grupo de especialistas que apontaram que o resultado deve refletir a volatilidade dos preços do petróleo e a gestão de custos.
De um lado, como explicou o CEO do Group Studio, Carlos Braga Monteiro, espera-se que os resultados sejam beneficiados pelo aumento da produção de petróleo. Por outro lado, o cenário internacional de volatilidade nos preços da commodity e o impacto do câmbio podem limitar os ganhos.
Vale lembrar que a Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados) divulgou no domingo (3) que vai adiar o aumento de produção previsto para ocorrer inicialmente em dezembro deste ano. A decisão da entidade ocorre em meio à queda nos preços internacionais do barril, puxada pelas fracas perspectivas para a economia global.
“A expectativa é que a empresa [Petrobras] continue a se beneficiar de preços mais altos do petróleo, o que pode resultar em um aumento significativo na receita e no lucro”, comentou Washington Mendes, gestor financeiro e CEO da WMO Digital.